DÚVIDAS FREQUENTES

 

Posso vender energia para a concessionária?
Não. A legislação brasileira permite apenas a compensação de energia. Quando a produção for maior que o consumo dentro de um mês, serão gerados créditos a serem utilizados em outro período (até 60 meses) na mesma unidade consumidora ou em outra pertencente ao mesmo CPF ou CNPJ, dentro da mesma concessionária. Esse processo compensação é automático.

O Brasil tem potencial para geração de energia solar?
Sim, o Brasil apresenta grande potencial de geração de energia solar. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a incidência de raios solares no país é cerca de 40% superior à da região mais ensolarada da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia solar fotovoltaica.

Como é o funcionamento do sistema durante a noite?
O funcionamento do sistema se dá durante o dia. "Caso a energia injetada na rede seja superior à consumida, cria-se um 'crédito de energia' que não pode ser revertido em dinheiro, mas pode ser utilizado para abater o consumo da unidade consumidora nos meses subsequentes ou em outras unidades de mesma titularidade (desde que todas as unidades estejam na mesma área de concessão), com validade de 60 meses.
Durante o dia, a 'sobra' da energia gerada pela central é passada para a rede; à noite, a rede devolve a energia para a unidade consumidora e supre necessidades adicionais. Portanto, a rede funciona como uma bateria, armazenando o excedente até o momento em que a unidade consumidora necessite de energia proveniente da distribuidora" (ANEEL).

 

O que é a homologação do sistema junto a distribuidora?

É um procedimento padrão onde a sua distribuidora de energia verifica se o seu sistema de energia solar foi construído de acordo com as normas de segurança. Não se preocupe com isso, nós fazemos a homologação do seu sistema solar fotovoltaico junto à distribuidora.

Onde posso instalar um sistema fotovoltaico?
O mais comum é instalar o sistema no telhado de edificações porque ocupa uma área que não seria utilizada para outro fim e reduz os riscos de sombreamento no sistema.

Eu consigo “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar fotovoltaica conectado na rede?
Infelizmente não é possível zerar a conta de luz. Isso ocorre porque as concessionárias de energia cobram a taxa de conectividade, também conhecida por “taxa mínima” (30 kWh para monofásico, 50 kWh para bifásico e 100 kWh para trifásico).

Com um sistema solar fotovoltaico posso solicitar o IPTU verde?

A iniciativa do chamado IPTU verde ou ecológico, que reduz a taxação do contribuinte que adota ações ambientalmente sustentáveis em seu imóvel, já vem sendo aplicada em alguns municípios (Fonte: Agência Senado).  Por ser um imposto municipal, cabe a prefeitura de cada cidade optar pela aplicação do IPTU Verde, mas algumas grandes e importantes delas estão na lista das que já oferecem o desconto, como Salvador, na Bahia; Colatina, no Espírito Santo; e Araraquara e Barretos, em São Paulo.

E se houver um racionamento de energia? O sistema de energia solar me ajuda?

Sim. Vamos te dar um exemplo: em 2001, quando tivemos a primeira crise de energia, o governo estabeleceu um limite máximo de consumo para as residências. Quem ultrapassasse esse limite de consumo era penalizado com uma multa. Tendo um sistema de energia solar fotovoltaico você produz sua própria energia e não será penalizado com multas, caso haja racionamento novamente.

Há linhas de financiamento para energia solar fotovoltaica?

Sim. Hoje diversas linhas de financiamento para energia solar são oferecidas no Brasil. Bancos públicos e privados. Você paga a parcela com a própria economia obtida na conta de luz. Se o seu sistema for pago em 3 anos, por exemplo, você terá mais de 22 anos de economia.

Quantos anos dura um sistema de energia solar fotovoltaica?
O sistema como um todo, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 anos ou mais.

Após os 25 anos do sistema fotovoltaico o que acontece? Ele perde totalmente a utilidade ou continuará funcionando com uma eficiência mais baixa?
Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou.

 

A manutenção do sistema de energia solar é cara?
Não, pelo contrário, muito barata.A manutenção anual limita-se a uma limpeza dos módulos com água. Como se você estivesse limpando um vidro de sujeira. Sempre é bom lembrar que a chuva te ajudará nessa tarefa.

 

Você tem mais dúvidas? Fale com a Solara: solara@solaraenergia.com.br

 

CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR UM

Se você preferir

tire uma foto da sua conta de luz

Envie para o Whatsapp da Solara: (11) 99456-4020

topo

LINKS
CONTATO
REDES SOCIAIS
  • Ícone do Facebook Preto
  • Preto Ícone Instagram