5 Mitos sobre Energia Solar Fotovoltaica

Atualizado: Abr 4




A energia renovável continua avançando, principalmente o mercado de energia solar, que está crescendo rapidamente.


Separando fato de ficção, vamos dar uma olhada em alguns mitos sobre energia fotovoltaica que ainda prevalecem.



Mito 1 - sistemas fotovoltaicos exigem muita manutenção


Os sistemas solares ligados à rede (sem baterias) praticamente não precisam de manutenção.  Isso é impressionante e só ocorre porque a tecnologia é muito confiável. Tudo que é necessário é limpá-los com água (1 vez ao ano), se necessário.  



Mito 2 - energia fotovoltaica é muito cara

 

Embora essa tenha sido uma afirmação verdadeira há apenas algumas décadas atrás, o custo dos equipamentos solares despencou.  À medida que a tecnologia solar avançou, a produção de energia gerada por esse sistema também está aumentou.  Com esse cenário, a procura por sistemas fotovoltaicos cresceu exponencialmente. Para atender à essa demanda, o equipamento solar é produzido em massa, permitindo que os preços caiam significativamente.

Um fenômeno semelhante aconteceu com câmeras digitais e DVD players.  Embora esses aparelhos tenham sido muito caros quando chegaram ao mercado, os preços caíram drasticamente, tornando-os mais acessíveis para muitas pessoas.  Da mesma forma, a tecnologia fotovoltaica está avançando e se tornando mais barata e mais eficiente.


Ao mesmo tempo, as tarifas de eletricidade aumentaram muito na última década.  O desempenho financeiro de um sistema solar depende, em grande parte, do custo da eletricidade que um proprietário paga.


Com a queda dos preços dos sistemas fotovoltaicos e os constantes aumentos de energia elétrica, instalar um sistema solar passou a ser um excelente investimento.



Mito 3: os painéis solares não geram muita eletricidade durante o inverno

Os sistemas de energia solar normalmente geram muita eletricidade durante o tempo mais frio.  Apesar do ângulo do sol ser mais baixo no céu e dos dias serem mais curtos, os sistemas fotovoltaicos podem gerar quantidades significativas de eletricidade durante os meses de inverno.

Isso ocorre porque os painéis solares usam luz, não calor, para gerar eletricidade.  Quando a temperatura dos painéis solares é mais baixa, eles podem gerar ainda mais energia. 



Mito 4: a tecnologia solar não é confiável

Os sistemas fotovoltaicos solares são muito confiáveis ​​e duráveis ​​ao longo de sua vida útil de 25 a 30 anos, exigindo pouco ou nenhum reparo.  É claro que parte disso depende dos componentes de boa qualidade, pois algumas empresas de painéis solares e equipamentos oferecem produtos de qualidade superior a outras.

Os painéis solares são fabricados para lidar com condições climáticas extremas, incluindo granizo de tamanho médio e galhos que caem.  


A tecnologia fotovoltaica é tão confiável, que a NASA lança satélites abastecidos por essa tecnologia desde a década de 50. O Vanguard I foi o primeiro satélite lançado pela NASA, em 1958, que usava pequenos painéis solares para alimentar seus equipamentos. Ele era do tamanho de uma bola de futebol, e continha 4 pequenos painéis fotovoltaicos que foram capazes de gerar energia suficiente para manter o equipamento funcionando por 7 anos. Depois disso, começou-se a usar painéis solares para gerar energia na maioria dos satélites e sondas, incluindo também a estação espacial internacional (ISS) e o telescópio espacial Hubble.



Mito 5: estarei fora da rede e armazenarei energia solar em baterias

A maioria das edificações com energia fotovoltaica está conectada à rede elétrica. Os sistemas solares produzem mais eletricidade do que o necessário durante o dia.  Estar conectado à rede elétrica permite que os proprietários alimentem a distribuidora com seu excesso de energia. Esse excedente gera créditos energéticos que podem ser utilizados para abater o consumo noturno, por exemplo.



E você, tem alguma dúvida sobre sistemas solares fotovoltaicos? Envie sua pergunta para janaina@solaraenergia.com.br ou pelo WhatsApp (11) 9 9456-4020.


Para começar a economizar, solicite seu orçamento aqui.



373 visualizações
LINKS
CONTATO
REDES SOCIAIS
  • Ícone do Facebook Preto
  • Preto Ícone Instagram