Afinal, Energia Solar vale realmente a pena?

Atualizado: Jul 16



Uma das maiores preocupações para quem tem interesse em energia solar é saber quanto pode custar. Tanto em empresas, quanto em residências, se a tecnologia de energia solar fotovoltaica for bem planejada, você terá o retorno do investimento e depois energia gratuita!


Em países como Alemanha, China e Japão o uso de energia solar já é uma realidade há décadas. Estamos no rumo certo e temos capacidade de gerar muita energia a partir do Sol.

Estima-se que no Brasil, sistemas fotovoltaicos deverão estar presentes em 18% dos domicílios até 2050, segundo dados do Plano Nacional de Energia.


A verdade é que a energia solar representa uma ponte para o futuro, uma maneira mais sustentável e também rentável de produzir eletricidade. E quem deseja investir em energia solar se depara com dúvidas, principalmente sobre o retorno financeiro que se pode obter com a energia do Sol: será mesmo que vale a pena?


Entendendo a Energia Solar


A geração distribuída, produzida pelos próprios consumidores, teve um crescimento muito acelerado nos últimos anos ao redor do mundo. Essa geração vem da energia do Sol que é diretamente transformada em energia elétrica. Pode ser usada em pequenas configurações, como em residências e comércio, devido ao seu formato de operação modular, não precisando de obras de grande porte .


Portanto, a grande vantagem da energia solar fotovoltaica é a possibilidade de utilizá-la na produção de eletricidade pelo próprio consumidor, representando uma opção financeiramente rentável para quem a instala.


Em função do seu caráter modular, painéis fotovoltaicos são agrupados em conjuntos, podendo resultar em sistemas dos mais variados tamanhos para atender as mais variadas necessidades energéticas. Um sistema fotovoltaico é composto dos seguintes elementos: painéis solares, estruturas metálicas para a fixação dos painéis, cabos e conectores, dispositivos de proteção e um inversor, que converte corrente elétrica contínua em corrente alternada, padrão da rede.


Para a instalação de um sistema fotovoltaico, primeiramente é elaborado um projeto que definirá o sistema de acordo com a necessidade energética do cliente. Após a conclusão do projeto, segue uma visita técnica para que sejam comprovadas as condições elétricas e civis para a instalação do sistema e, por final, é agendada e realizada a instalação.


Vale lembrar que para o sistema funcionar adequadamente, há um processo burocrático junto à distribuidora de energia para que o sistema seja conectado à rede. Portanto, é importante que a empresa responsável pela instalação também se responsabilize pelas solicitações e acompanhe o processo junto à distribuidora. Mas não se preocupe; contratando a Solara, faremos todo esse processo burocrático para você.


Eficiência Solar em Números


PAYBACK = Tempo de Retorno do investimento

O Payback representa o tempo necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir de então, passe a dar lucro para o proprietário. Para fazer esse cálculo é preciso fazer o levantamento do custo total do investimento e dividi-lo pela economia proporcionada mensalmente.


O cálculo do Payback de um sistema fotovoltaico deve, portanto, levar em consideração o investimento realizado, a geração média mensal do sistema fotovoltaico, e uma projeção no valor das tarifas de energia; quanto maior a tarifa, menor (melhor) o Payback. No Brasil, temos observado o retorno entre 3 a 5 anos. Como esses sistemas possuem mais de 25 anos de vida útil, perceba que mesmo que o sistema se pague em 5 anos, serão mais de 20 anos de energia gratuita!


Como o retorno depende dos fatores como tarifa da energia elétrica na cidade, o fornecedor contratado e o tamanho do sistema instalado, cada caso precisa ser estudado individualmente, podendo o payback variar.


Esperamos ter lhe ajudado a entender um pouco mais a respeito dos benefícios financeiros que a energia solar fotovoltaica pode proporcionar a quem investe em energia limpa e sustentável. Além de ajudar o meio-ambiente, a energia solar é comprovadamente um excelente investimento que os brasileiros vêm descobrindo aos poucos, mas que sem dúvidas estará presente em milhões de casas Brasil afora dentro de poucos anos. Que tal gerar sua própria energia através do Sol hoje mesmo?


Solicite aqui seu orçamento


133 visualizações
LINKS
CONTATO
REDES SOCIAIS
  • Ícone do Facebook Preto
  • Preto Ícone Instagram