Investir em energia solar: que retorno você pode obter do seu investimento?

Atualizado: Jul 6


Independentemente do tamanho do projeto, as economias são significativas e representam um notável retorno do investimento.Quais são os custos iniciais de uma instalação de energia solar?


Quais são os custos iniciais de uma instalação de energia solar?

Embora exista um custo inicial, você recuperará o dinheiro com a economia na conta de luz. Uma vez instalado, você não precisa mais pagar sua distribuidora de energia. Você arca com os custos do sistema solar com a própria economia da fatura de conta de energia. Isso é o que torna esse investimento fantástico!


Os custos iniciais abrangem:


  • inspeção técnica da unidade consumidora;

  • dimensionamento final;

  • todos componentes do sistema, como módulos e inversor;

Módulos solares, para captar os raios de energia do sol e transformá-los em energia elétrica;
Inversor, que converte a energia captada na corrente necessária para alimentar o sistema elétrico do imóvel.
  • solicitação de acesso à rede pública da distribuidora;

  • instalação;

  • homologação da instalação;

  • comissionamento e entrega do sistema.

Para ter uma idéia do custo inicial de um sistema para sua casa ou para sua empresa, sua melhor opção é solicitar um cotação específica para seu consumo. Vamos apresentar uma estimativa de investimento, quais serão as economias e o fluxo de caixa ao longo da vida do seu sistema solar.

Você pode solicitar sua cotação aqui.

Existem incentivos para financiar sistemas solares?


O aproveitamento da energia solar tem inúmeros benefícios a longo prazo para os proprietários. Felizmente, há cada vez mais comprometimento com o uso de fontes de energia renováveis, o que resulta em uma série de incentivos.

Hoje, diversas linhas de financiamento para energia solar são oferecidas no Brasil. Bancos públicos e privados. Você paga a parcela com a própria economia obtida na conta de luz.


A Solara Energia oferece parceria com algumas dessas instituições, mas caso você prefira, sua instituição financeira de ralacionamento poderá te atender. Assim, você poderá encontrar a melhor proposta.

Meu sistema solar pode produzir energia para outro imóvel?


Sim. A legislação brasileira permite a compensação de energia. Nesse caso, projetamos um sistema que seja capaz de produzir mais energia do que você precisa no imóvel da instalação. Sendo a produção maior que o consumo dentro de um mês, serão gerados créditos a serem utilizados em outro período (até 60 meses) na mesma unidade consumidora ou em outra pertencente ao mesmo CPF ou CNPJ, dentro da mesma concessionária.


Quanto tempo levará para recuperar o custo da instalação do sistema fotovoltaico?


O Payback representa o tempo necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir de então, passe a dar lucro para o proprietário. Para fazer esse cálculo é preciso fazer o levantamento do custo total do investimento e dividi-lo pela economia proporcionada mensalmente.


O cálculo do Payback de um sistema fotovoltaico deve, portanto, levar em consideração o investimento realizado, a geração média mensal do sistema fotovoltaico, e uma projeção no valor das tarifas de energia; quanto maior a tarifa, menor (melhor) o Payback. No Brasil, temos observado o retorno entre 3 a 5 anos. Como esses sistemas possuem mais de 25 anos de garantia de performance pelos fabricantes, perceba que mesmo que o sistema se pague em 5 anos, serão mais de 20 anos de energia gratuita!


O aumento do custo da eletricidade, combinado com o declínio do custo dos equipamentos e consequentemente dos sistemas solares nos últimos anos, faz do investimento em energia solar uma excelente oportunidade de nogócio para os proprietários de casas e empresas.

Toda energia extra que você produzir será compensada e você gerará créditos para usar quando precisar deles - por exemplo, durante os meses quentes de verão, quando o seu ar condicionado funciona durante toda a temporada. Não se esqueça de contar isso como parte do retorno do investimento no sistema solar.

Ainda preciso pagar a conta de energia se estiver usando energia solar?


Para estar conectado à rede, as concessionárias de energia cobram a taxa de conectividade, também conhecida por “taxa mínima”.


O valor vai depender do seu tipo de ligação:

  • 30 kWh para monofásico;

  • 50 kWh para bifásico;

  • 100 kWh para trifásico.


Para saber mais sobre o custo e os valores de retorno do seu sistema solar, consulte nossa equipe.


WhatsApp: (11) 99456-4020

e-mail: solara@solaraenergia.com.br



137 visualizações
LINKS
CONTATO
REDES SOCIAIS
  • Ícone do Facebook Preto
  • Preto Ícone Instagram