Você conhece o Hidrogênio Verde?



Sines (cidade Portuguesa, distrito de Setúbal) vai receber uma unidade de produção de hidrogênio verde.

Mas o que é isso? E para que serve?


O hidrogênio é um gás que pode ser usado como combustível para veículos. É visto como alternativa aos combustíveis poluentes, como a gasolina.


Apesar de ser o elemento mais abundante na natureza, não existem reservas naturais de hidrogênio livre na Terra. Ele está presente, por exemplo, na molécula da água - H₂O - Hidrogênio + Oxigênio = Água.


Podemos, assim, obter hidrogênio a partir da água através de uma técnica chamada eletrólise. Mas esse processo precisa de energia. Queima-se gás natural para produzir eletricidade para obter hidrogênio. Mas esse processo acaba por liberar CO2, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global.


O que o governo quer fazer em Sines é produzir hidrogênio a partir de energia gerada através de energia solar fotovoltaica, pois o país é competitivo nessa área.


Esse hidrogênio é chamado de "hidrogênio verde" ♻️ por ser obtido com energia renovável.


Por isso, será instalada uma grande central solar fotovoltaica em Sines para fazer eletrólise da água e obter hidrogênio.


Estima-se que Sines consiga produzir 160 milhões de quilos de hidrogênio verde em um ano, o que daria para abastecer uma frota de carros e caminhões para 800 milhões de quilômetros rodados.


O desenvolvimento de uma indústria em torno do hidrogênio verde tem potencial para dinamizar um novo ecossistema econômico, aliado ao enorme potencial de descarbonização. O hidrogênio verde poderá ser usado como fonte de energia no setor dos transportes, com a criação em paralelo de postos de abastecimento.

112 visualizações
LINKS
CONTATO
REDES SOCIAIS
  • Ícone do Facebook Preto
  • Preto Ícone Instagram